I Encontro Ibero-Americano de Turismo de Base Comunitária,Cultura Viva e Patrimônio Cultural Rural
- centroculturaltaperareal
- 26 de dez. de 2024
- 5 min de leitura
Realizado de 5 a 8 de dezembro de 2024, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais
O distrito de Santo Antônio do Norte (Tapera), localizado em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, sediou o I Encontro Ibero-Americano de Turismo de Base Comunitária, Cultura Viva e Patrimônio Cultural Rural, realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2024. O evento teve como objetivo celebrar e fortalecer a diversidade cultural das comunidades rurais da Ibero-América, promovendo diálogos e intercâmbios sobre políticas culturais que atendam às necessidades e potencialidades dos povos do campo, da floresta e das águas.
Dia 05/12 - O evento teve início com a apresentação do Centro Cultural Tapera Real, seguida por uma exposição de pratos típicos e o Festival de Parintins, promovido por estudantes das escolas municipais de Tapera. A programação continuou com uma explanação sobre a organização do evento e um momento de chegança, com cantigas tradicionais que envolveram todos os presentes.
Seguiu-se uma dinâmica de integração mediada por Dai Campos e Penhinha Teixeira, integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias Rurais, realizada no auditório. Após a dinâmica, foi servido o almoço coletivo para os participantes.
À tarde, estudantes da rede pública municipal realizaram uma exposição de brinquedos antigos, seguida pela "Partilha de Experiências Cultura Viva", com a participação de Giordani Oliveira Ottone, anfitrião e representante do Centro Cultural Tapera Real; Marjorie Botelho e Cláudio Paolino, da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias Rurais; e Illana Ribeiro, da Rota Nativa.
O dia foi encerrado com um jantar coletivo e apresentações culturais locais, proporcionando um momento de confraternização e celebração das culturas regionais.
Dia 06/12 - O dia começou com um café da manhã coletivo e uma ciranda, que convidou todos os participantes a se dirigirem ao auditório. A programação iniciou com a entrega dos kits multimídia para os agentes jovens do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar, no auditório. Na sequência, alunos da rede estadual de ensino realizaram uma apresentação cultural.
O evento seguiu com uma roda de prosa intitulada "Territórios Rurais têm Fome de Direitos!", focada em discutir como garantir que o fomento cultural chegue aos povos do campo, das florestas e das águas. O evento culminou na elaboração de uma carta ao governo com sugestões voltadas para a proteção dos pontos de cultura e memória, a fiscalização da distribuição de recursos estaduais para cidades e povoados, o reconhecimento dos agentes e mobilizadores culturais, e a promoção de políticas públicas que incentivem iniciativas que garantem o sustento das comunidades que vivem do que a natureza oferece.
Abordou-se também o direito à educação no campo e o acesso de qualidade às práticas culturais promovidas pelos pontos e pontões. Reafirmou-se a importância do turismo de base comunitária, que, associado à cultura viva, possibilita que essas populações compartilhem suas tradições e saberes enquanto geram renda, fortalecendo laços e criando pontes para um futuro mais inclusivo e sustentável.
Participaram da roda de prosa João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva, na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (Minc Cultura Viva); Luisa Hardman, coordenadora do Pronac na Fundação Nacional de Artes (Funarte); Gustavo Meyer, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Lucas Xavier, do Circuito da Serra do Cipó; María Emilia de la Iglesia, da Cooperativa La Comunitaria de Rivadavia, na Argentina; Ivoneide de Jesus Assunção, coordenadora do setor de cultura do estado da Bahia; e Cláudio Paolino e Marjorie Botelho, da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias Rurais.
Na parte da tarde, os representantes do MDA, MinC Cultura Viva, Funarte e Escritório do MinC Minas realizaram uma escuta ativa, acolhendo as necessidades dos participantes e buscando formas coletivas para transformar essas demandas em possibilidades concretas, especialmente em termos políticos, para que os pontos de cultura possam ser ouvidos e atendidos nas suas particularidades.
O dia foi encerrado com jantar coletivo, uma apresentação cultural da Escola Estadual Professora Maria Amélia Ribeiro e uma programação cultural da comunidade de Tapera Real, que encantou e emocionou todos os presentes.
Dia 07/12 - A programação iniciou com o I Encontro dos Agentes Jovens Rurais Cultura Viva, que contou com uma roda de prosa com a participação de Miguel Paolino, integrante da meta 1 do projeto, e os agentes jovens Joany Kelly Andrade Santos (Bahia), Ângela Lopes Caetano (Goiás), Iasmim Mendes Paiva (Bahia), Davidson Will Santos Almeida (Pará), Lucas Emanuel Campos Ribeiro (Minas Gerais) e Yala Payayá (Bahia). Também participaram representantes do I Encontro Ibero-Americano de Turismo de Base Comunitária, Cultura Viva e Patrimônio Cultural Rural e membros da comunidade de Tapera, que enriqueceram as discussões com suas experiências.
Em seguida, ocorreu uma reunião de integração entre os coordenadores do projeto, Marjorie Botelho e Cláudio Paolino, os agentes jovens e os membros das metas do projeto, com o objetivo de alinhar ações, compartilhar experiências e fortalecer os vínculos entre todos os envolvidos na implementação do projeto.
O almoço coletivo foi servido em seguida. À tarde, o Grupo de Congado "Festa Nossa Senhora do Rosário", de Itaponhoiacanga, realizou um cortejo, que iniciou no Centro Cultural Tapera Real e seguiu até a igreja católica local. Todos os participantes do evento estavam presentes e, ao retornar ao centro cultural, o grupo distribuiu doce de leite tradicional como forma de agradecimento pela participação.
O dia terminou com o II Encontro Latino-americano de Cultura Rural, que aconteceu em formato de roda de prosa, reunindo representantes de diferentes países da América Latina e participantes das diversas regiões do Brasil. Participaram os representantes internacionais Heidy Villalba Valiente, do Espacio Cultural Teko Aguyje, no Paraguai; María Emilia de la Iglesia, da Cooperativa La Comunitaria de Rivadavia, na Argentina; Victoria Laffitte, do Bodegón Cultural, no Uruguai; Manuela del Pilar Cepeda Arroyo, do Centro Cultural y Artística El Cahuín, no Chile; e Cláudio Paolino e Marjorie Botelho, do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar, no Brasil. Durante a roda, os participantes compartilharam experiências e discutiram temas como soberania social, acesso a direitos, diversidade cultural em territórios rurais, identidade cultural, turismo de base comunitária, cultura alimentar e renovação geracional. O encontro resultou em propostas de cooperação entre os países participantes, com o objetivo de fortalecer as culturas dos povos das flores, das águas e do campo em toda a América Latina.
A programação foi concluída com um jantar coletivo e apresentações culturais locais.
Dia 08/12 - O último dia do evento começou com o encerramento do I Encontro Ibero-Americano de Turismo de Base Comunitária, Cultura Viva e Patrimônio Cultural, com a mediação de Giordani Ottone, Marjorie Botelho e Cláudio Paolino. Para finalizar a programação, os participantes foram convidados a participar de um Percurso do Turismo de Base Comunitária Tapera Real e Região, visitando cachoeiras e rios da região.
O evento foi encerrado com um jantar coletivo, e os participantes foram liberados ao final da noite.

Comentários