top of page

Gravação do grupo de dança afro-brasileira "maculelê"

Atualizado: 5 de jul. de 2024

No dia 15 do mês de junho, o grupo de filmagem da TV Alterosa, empresa com sede em Belo Horizonte e afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão -o SBT-, visitou nosso distrito para fazer a gravação de um documentário sobre as cidades e distritos de Minas Gerais.


ree

Nisso, o grupo de dança liderado por Wualison Lopes, mais conhecido como Chicão, realizou um ensaio-apresentação de um de seus projetos: o maculelê.


ree

Fizemos registros desde o momento do ensaio até a gravação na praça Padre Francisco Xavier, localizada no centro do distrito de Santo Antônio do Norte (Tapera).


Ensaio:

ree
ree
ree
ree

Preparação:

ree
ree
ree
ree

Preparos finais e gravação:

ree
ree
ree
ree

Origens, Influência e Evolução do maculelê:

O maculelê é uma dança folclórica brasileira de origem africana, predominante na Bahia, onde os dançarinos utilizam bastões ou facões ao ritmo de percussão e cânticos. A dança é caracterizada por movimentos acrobáticos e coreografias que lembram formas de resistência dos escravos nas plantações de cana-de-açúcar. Fortemente ligado à capoeira, o maculelê é uma expressão cultural e identitária significativa, celebrada em festivais e eventos culturais no Brasil.

ree

Características:

  • Instrumentos: Além dos bastões ou facões, a percussão é um elemento central, com o atabaque sendo o instrumento mais usado.

  • Ritmo e Música: A música do maculelê é animada e rítmica, com cânticos que incentivam os dançarinos e mantêm o ritmo da dança.

  • Coreografia: Os dançarinos formam uma roda e, no centro, um ou mais dançarinos realizam movimentos com os bastões ou facões. A coreografia pode incluir movimentos rápidos e acrobáticos.

ree

Papel Cultural:

Essa dança é frequentemente apresentada em festivais culturais, celebrações e eventos ligados à capoeira, outra expressão cultural afro-brasileira. Além de ser uma forma de preservação cultural, o maculelê também serve como uma expressão de identidade e resistência para as comunidades afro-brasileiras.

ree

Nosso distrito e a associação comunitária da Tapera acolherão calorosamente todos os interessados em conhecer e promover nossos projetos.


Divulgamos diariamente nossas oficinas em nosso Instagram. Siga-nos para saber mais e ficar por dentro das novidades!


ree



 
 
 

Comentários


bottom of page