top of page

CÍRCULO DE CULTURA PROMOVE O PATRIMÔNIO IMATERIAL DAS QUITANDEIRAS TAPERENSES

A Associação Taperense Caminho da Liberdade promoverá no sábado dia 08/07/23 um Círculo de Cultura junto com as Quitandeiras da Tapera.


Em Santo Antônio do Norte(Tapera), as quitandas são uma tradição viva que remonta às unidades domésticas com seus quintais produtivos e fornos de barro. Na atualidade destaca-se a dimensão coletiva galgada pelo ofício, através do Grupo de Mulheres Quitandas da Tapera, que (re) produzem esta prática cultural no Centro de Referência da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Norte.


A Programação contará com lançamento do portfólio de produtos Quitandas da Tapera e de podcast sobre o ofício, apresentação de mapas sensoriais com suporte de Google Earth e Avenza e fruição de saberes e prazeres gastronômicos no CAT - Centro de Atendimento ao Turista, que funciona como o receptivo do equipamento.


ree

No 1º semestre de 2023 o Centro de Referência da Agricultura Familiar, vinculado à Associação Caminho da Liberdade, recebeu novos equipamentos e investimentos em infraestrutura alocados por emenda legislativa cuja execução foi autorizada pela prefeitura.


Considerando que além da valoração cultural o ofício possui uma dimensão econômica que contribui para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida das quitandeiras, os novos equipamentos e as reformas físicas no “chão de fábrica” visam contribuir para melhorar as condições de sustentabilidade do grupo de mulheres.


Os recursos permitiram também ampliar os repertórios das quitandeiras, através de reflexões críticas sobre a realidade produtiva e de vida em que estão inseridas. Nesta direção foram identificadas soluções criativas para melhoria da organização e desenho da linha de produção, estratégias de comercialização/marketing e fortalecimentos dos vínculos entre as quitandeiras.


Em fase de instrução, o Registro das Quitandeiras como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais pelo IPHAN teve início em 2013.


O circulo de cultura está conectada ao Programa de Valorização do Patrimônio Imaterial do Estúdio Mídia Jovem/Centro Cultural e tem como objetivo dar visibilidade aos atributos culturais deste relevante ofício tradicional.




Comentários


bottom of page