top of page

Prazeres Gastronômicos da Tapera: Dos biscoitos em forno de barro à experiência das Quitandeiras

Atualizado: 20 de nov. de 2021

Já está no ar, para ser apreciado como uma deliciosa guloseima, o primeiro vídeo da web vivência sobre os prazeres gastronômicos da Tapera. Trata-se da produção de biscoitos caseiros pela quitandeira Marilene Evangelista, onde revela segredos do processo e curiosidades dos artefatos utilizados nos mesmos, como as vassouras feitas com o ramo da “catinga de porco” .




Esta atividade, protagonizada por mulheres, tornou-se uma tradição culinária das unidades domésticas da Tapera e vizinhança, onde podemos observar os fornos de barro compondo o mosaico produtivo dos quintais. Mais ainda, ganhou amplitude e dimensão de empreendimentos coletivos, sendo amplamente conhecidos os grupos produtivos em Córregos e no próprio Centro de Referência da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Norte, onde trabalham as Quitandeiras da Tapera.



Integrantes do Grupo Produtivo Quitandeiras da Tapera


Para Adriana Evangelista, coordenadora do coletivo Quitandas Tapera Real , além da dimensão econômica de apoio ao orçamento familiar proporcionado pela produção de diferentes tipos de biscoitos (de amendoim, polvilho, tareco e rosquinhas de açúcar mascavo), a experiência associativa possui uma dimensão social na medida em que implica em apoio mútuo e comunhão para várias pautas enfrentadas pelas participantes no cotidiano, tais como o cuidado com as crias e a gestão dos lares.


A próxima matéria dos prazeres gastronômicos trará como cardápio a produção de geleias por Queliane de Souza. Prepare para saborear aqui conosco!

 
 
 

Comentários


bottom of page