Aprender brincando : Etnoregistro quilombola promove repasse do patrimônio das quitandeiras para futuras gerações
- centroculturaltaperareal
- 5 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.
Foi realizado no dia 29/11 o 2o. Etnoregistro preparatório da edição inaugural do Festival de Quitandas e Mulheres Quitandeiras do Mato Dentro.

A atividade foi realizada na comunidade de Candeias, tendo como instrutora a quilombola
Anelícia Adriana Costa Souza que nos brindou com deliciosos biscoitos de polvilho assados no tradicional forno de barro, além de um bolo de milho com casca de limão.

VISITAS ORIENTADAS
A atividade contou com visita concomitante das crianças da Escola Municipal José do Patrocínio Candeias, como estratégia de repasse intergeracional deste importante patrimônio cultural de MG.
Além da degustação, os quilombolas mirins colocaram a mão na massa na tarefa de aprender brincando, participando da criação de novas formas e designs de biscoito com as iniciais dos próprios nomes.
O Centro Cultural Tapera Real e da Associação Taperense Caminho da Liberdade agradece a adesão da Associação Comunitária Quilombola Unidos de Candeias e a Escola Municipal José do Patrocínio Candeias, especialmente as professoras Elizete e Ana Cláudia.

Os Círculos de Cultura em diferentes distritos e localidades de CMD prosseguem até a realização do evento ápice 1º Festival de Quitandas e de Mulheres Quitandeiras do Mato Dentro, previsto para o segundo trimestre de 2025.
O evento conta com apoio do Edital Paulo Gustavo, do Programa Cultura Viva, da Rede Nacional de Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, além da prefeitura e da Câmara de CMD.

Comentários